• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Como prevenir doença que matou fã de Taylor Swift em show no RJ

Ana Clara Benevides, de 23 anos, faleceu durante um show da renomada cantora Taylor Swift no Estádio Nilton Santos, na zona norte do Rio de Janeiro, em 17 de novembro.

A causa da morte foi identificada como exaustão térmica, decorrente das altas temperaturas na ocasião, de acordo com o laudo de necropsia divulgado nesta quarta-feira (27).

Como prevenir doença que matou fã de Taylor Swift em show no RJ

Fã de Taylor Swift morreu durante o show da cantora de “exaustão por calor” – Foto: Reprodução/Redes Sociais/ND

No dia do falecimento da jovem, a cidade enfrentava uma onda de calor, com as temperaturas ultrapassando os 40°C. Cerca de 60 mil espectadores estavam presentes no evento, onde a sensação térmica atingiu alarmantes 60°C.

Doença matou fã de Taylor Swift

Ana Clara desmaiou pouco antes da entrada da cantora no palco, recebendo atendimento inicial no estádio. Posteriormente, foi encaminhada para o Hospital Municipal Salgado Filho, mas infelizmente não resistiu.

O que é exaustão por calor?

A médica de Família e Comunidade, Mayara Floss, esclarece que o estresse por calor ocorre quando o corpo é exposto a temperaturas elevadas e não consegue reagir de maneira adaptativa, ultrapassando o limiar crítico de 40°C. Isso pode levar à exaustão térmica ou insolação, uma condição grave que pode resultar em óbito.

Floss, também membra do grupo de Saúde Planetária da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, destaca a associação entre mudanças climáticas, altas temperaturas e impactos na saúde humana.

Segundo a médica, é crucial diferenciar exaustão por calor de desidratação, sendo a primeira um grupo de doenças que abrange desde câimbras até casos mais graves, como convulsões e coma.

“As duas condições podem até acontecer junto porém estresse por calor é um grupo de doenças que vai desde câimbra por exercício físico, desmaios e em casos mais graves convulsões e coma”, fala.

Prevenção e atenção especial:

Floss destaca a importância de políticas públicas que ofereçam áreas de resfriamento acessíveis a pessoas em risco, além de ações como plantio de árvores, preservação de áreas verdes e o cumprimento das metas climáticas do Acordo de Paris.

Profissionais de saúde devem estar atentos às ondas de calor, agindo de forma eficaz. Individualmente, a médica oferece dicas para evitar exaustão por calor, incluindo evitar exposição direta ao sol, tomar banhos frios, evitar álcool em excesso, não praticar exercícios extremos e utilizar roupas leves.

A recomendação se estende ao ambiente doméstico, sugerindo o fechamento de janelas e cortinas durante os picos de calor e a utilização de ventiladores ou ar-condicionado para resfriar o ambiente. Floss ressalta a importância do armazenamento adequado de medicamentos, pois o calor extremo pode comprometer sua eficácia.

A médica conclui que a prevenção e o cuidado em relação à exaustão por calor são essenciais, destacando o papel crucial de cada indivíduo e da sociedade como um todo na preservação da saúde planetária e humana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.