• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

     
  • New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Vítima de racismo em jogo da Série C, goleiro Caíque, do Ypiranga, se solidariza com Vini Jr: ‘Que deem um basta’

Goleiro Caíque fala sobre racismo sofrido por ele e transmite apoio a Vinicius Junior

Goleiro Caíque fala sobre racismo sofrido por ele e transmite apoio a Vinicius Junior Reprodução

Vítima de racismo em jogo pela Série C do Brasileiro, o goleiro Caíque, do Ypiranga-RS, prestou solidariedade a Vinicius Junior. O arqueiro foi atacado um dia antes do atacante do Real Madrid, na derrota de sua equipe para o Altos, do Piauí. Ainda no início do jogo, ele acionou o árbitro para denunciar que um homem atrás do gol o chamava de “uva preta”.

– No domingo aconteceu mais um episódio com o Vinícius Junior. É algo que está acontecendo, tem sido recorrente nos estádios do mundo. Espero que esse seja o ponto final disso tudo. Fico muito triste de estar aqui falando dessas coisas. Porque as pessoas acham que cor e raça definem quem é a pessoa. Mas não importa isso. Importa é que todos somos iguais, não tem nenhuma diferença. E espero que as pessoas… Se não gostarem, ok, não tem problema. O que basta é respeitar o próximo – disse Caíque em vídeo divulgado pelo Ypiranga.

– Fica aqui o meu agradecimento ao apoio de todos e minha solidariedade ao Vinícius Junior. Não é a primeira vez que isso acontece com ele, mas espero que agora as autoridades deem um basta a esta situação – completou o goleiro.

A repercussão internacional do caso de Vinicius Junior acabou ofuscando o episódio vivido por Caíque. O torcedor foi identificado e detido. Após a partida, o goleiro prestou queixa por injúria racial.

– Espero que as autoridades, do futebol e de fora do futebol também… A gente vê muitos casos de pessoas nas ruas, de negros na rua sendo atacados. Injúria racial, palavras que não dão mais para você, no século XXI, estar vivendo isso. Espero que seja um basta, que pare. Dentro do estádio era para ser um espetáculo bonito de futebol, os dois times querendo buscar sempre a vitória. E não termos que estar parando os jogos, e não falar sobre atos racistas neste século

O episódio vivido por Caíque foi registrado na súmula da partida, vencida pelo Altos por 3 a 2. O árbitro Arthur Gomes Rabelo relatou o ocorrido e informou que o quarto árbitro do jogo e o major responsável pela segurança do estádio no dia foram até a delegacia testemunhar em favor do goleiro.

“Aos oito minutos do primeiro tempo, quando o jogo se encontrava parado para a cobrança de um tiro livre indireto a favor da equipe do Ypiranga-rs, fui informado pelo goleiro o sr. Caique Luiz Santos da Purificação, nr. 97, da equipe do Ypiranga-rs que um torcedor que encontrava-se na arquibancada atrás do gol havia o chamado de “uva preta”. Informei ao quarto árbitro da partida, o senhor Fabio Gomes de Sousa para relatar ao delegado da partida, o senhor Jaime das Chagas Oliveira, que acionou o major Wilton José de Sousa Silva que identificasse o infrator. O torcedor foi identificado com o nome de Francisco das Chagas Sousa e retirado do estádio, sendo levado para delegacia, desta forma após a identificação do torcedor, a partida foi reiniciada normalmente. Informo que o quarto árbitro da partida sr Fabio Gomes de Sousa, o goleiro Caique Luiz Santos da Purificação e o major sr Wilton José de Sousa Silva foram até a delegacia após o término da partida e prestaram depoimento para o alto de prisão em flagrante”, diz o árbitro na súmula.

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul