• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Itajaí está sem ônibus a partir desta quinta-feira; entenda a paralisação

Quem utiliza o transporte coletivo em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, precisou buscar outras alternativa na manhã desta quinta-feira (9). Todas as linhas do SOL (Sistema de Ônibus Local) estão paralisadas sem previsão de retorno.

A paralisação partiu de parte dos funcionários do Consórcio do Atalaia que impediu que todos os ônibus saíssem da garagem, sem previsão de retorno das linhas, como explica a administração do Consórcio por meio de nota.

Imagem mostra ônibus de Itajaí antes da paralisação

Itajaí está sem ônibus a partir desta quinta-feira (9), sem previsão de fim da paralisação – Foto: Secom Itajaí/Reprodução/ND

Por meio de nota, o Consórcio informou que no último dia 24 de abril de 2023, foi firmado o Contrato nº 100/2023 entre o Município de Itajaí e o Consórcio Atalaia, tendo por objeto a concessão para prestação e exploração do serviço de transporte público coletivo no Município de Itajaí.

“Entretanto, nos últimos 90 dias, o município pela 2º vez, voltou a ficar inadimplente quanto ao pagamento dos subsídios mensais devidos. Tal ausência de pagamento, por parte da prefeitura de Itajaí, tem impactado significativamente a operação do transporte público, afetando inclusive a viabilidade de manutenção do contrato em vigor e o pagamento dos colaboradores”, traz a nota.

Imagem de ônibus em Itajaí no Centro da cidade

Cerca de 8 mil pessoas utilizam ônibus em Itajaí – Foto: Prefeitura de Itajaí

A prefeitura de Itajaí, no entanto, ainda não se manifestou sobre a paralisação. Cerca de 8 mil pessoas utilizam ônibus na cidade.

Paralisação de ônibus em Itajaí não tem data para acabar

Ainda por meio de nota, o Consórcio do atalaia destaca que o modelo atual investiu no aumento de 30% na oferta de linhas e veículos novos, em relação ao serviço anterior oferecido pelo município, conforme exigência contratual.

“É de conhecimento da administração do consórcio que a municipalidade deveria ter enviado à Câmara de Vereadores instrumento legal de pedido de dotação orçamentária para a concessão ainda no ano de 2023, o que não o ocorreu, acarretando em uma dívida do município com o Consórcio Atalaia desde Outubro de 2023 até o mês de Abril de 2024”, destaca o documento.

Imagem mostra bancos de ônibus vazio em Itajaí

Prefeitura de Itajaí ainda não se manifestou a respeito da paralisação dos ônibus  – Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajaí

Visando evitar mais danos a oferta dos serviços, a empresa por diversos meses vem tentando buscar solução junto a municipalidade, sendo que no último dia 7 de maio, a empresa requereu explicações do município para resolver a inadimplência e aguarda um posicionamento nos próximos dias.

Por fim, o consórcio respeita a decisão dos colaboradores que optaram pela paralisação do serviço, uma vez que os mesmos estão preocupados com o futuro da operação.

Até às 9h44 desta quinta-feira (9), o Grupo ND não teve retorno da prefeitura de Itajaí quanto a paralisação dos ônibus. O espaço segue aberto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.