• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    AGÊNCIA JF | Social - Repositório

Imbituba e Garopaba recebem o Dia do Grafite sobre Diversidade e Inclusão

Jovens de Garopaba e Imbituba grafitaram o muro das escolas públicas participantes em ação educacional e artística do projeto Comunidades Criativas

A edição do Dia do Grafite aconteceu nesta quinta e sexta-feira, dias 01 e 02, respectivamente na sede da EEB Engenheiro Álvaro Catão, no bairro Vila Nova Alvorada, em Imbituba e na EEB Professor José Rodrigues Lopes, no centro de Garopaba. A intervenção artística e educacional nas duas cidades reuniu 52 jovens das escolas participantes do Comunidades Criativas. A garotada contou com a monitoria dos artistas visuais, Gugie Cavalcanti, em Garopaba, e Michel Firma, em Imbituba, e juntos presentearam suas instituições com uma arte única em seus muros. Por meio da arte do grafite, puderam expressar seu entendimento sobre Diversidade e Inclusão, tema central do Comunidades Criativas que percorre 22 instituições sociais em 21 cidades brasileiras. Em Garopaba e Imbituba, o apoio local é da CCR ViaCosteira.

A inspiração para o grafite coletivo em Garopaba veio do desenho da jovem Erica Vitoria Luiz, aluna da EEB Professor José Rodrigues Lopes, e em Imbituba do desenho de outra jovem, a Giovana André Rodrigues, aluna da EEB Engenheiro Álvaro Catão. Ambas venceram a etapa de votação popular pela internet. “Desenhar é algo que faço desde pequena, busco cada dia mais evoluir nessa área do desenho. Pequenas e grandes oportunidades aparecem todos os dias, e essa oportunidade de criar uma arte que pode representar tantas coisas, a importância de respeitar as diferenças, o jeito de ser de cada um. O mundo seria melhor se as pessoas tivessem mais empatia com o próximo, menos preconceito. Espero que o meu desenho tenha passado uma mensagem para que o nosso mundo possa ser melhor”, declara a estudante Erica.

“Identificamos nas ilustrações vencedoras elementos de todo conteúdo pedagógico transmitido ao longo do projeto, mas também de suas próprias vivências que contribuem muito para as criações artísticas, como o senso crítico sobre a importância da coletividade e da empatia, transmitidos em desenhos que representam as diferentes raças, diferenças físicas, entre outros”, comenta Allan de Amorim, responsável pela produção do Comunidades Criativas. “Ficamos muito felizes com o resultado final, pois tanto os desenhos de inspiração quanto a ação do Dia do Grafite demonstram que os jovens envolvidos se engajaram na proposta educativa do projeto que é promover uma reflexão cidadã sobre diversidade e inclusão, utilizando o grafite como forma de expressão e identidade cultural”, complementa Allan.

Confira aqui as imagens do Dia do Grafite dos jovens do Comunidades Criativas, em Garopaba (SC) e aqui as imagens de Imbituba (SC)

Sobre o projeto Comunidades Criativas

Comunidades Criativas é uma realização da Flamingo Comunicação, produção da Horizonte Educação e Comunicação e apoio do Instituto CCR e suas concessionárias locais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em Garopaba e Imbituba, o apoio local é da CCR ViaCosteira.

A iniciativa é um projeto cultural com interface educacional que utiliza o grafite como meio de expressão para que as comunidades envolvidas reflitam sobre a Diversidade e a Inclusão. Com esta missão, o projeto percorre 22 instituições de 21 cidades brasileiras. A iniciativa é exclusivamente dirigida ao interesse público, já que os participantes são obrigatoriamente pessoas atendidas por associações ou entidades com fins sociais dos mais diversos perfis e abrangências.

As cidades atendidas pelo Comunidades Criativas são: Salvador (BA), Lauro de Freitas (BA), Camaçari (BA), Cabo Frio (RJ), Rio Bonito (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Imbituba (SC), Sombrio (SC), Içara (SC), Garopaba (SC), Barueri (SP), Osasco (SP), Carapicuíba (SP), Caieiras (SP), Cajamar (SP), Franco da Rocha (SP), Guarulhos (SP), Ubatuba (SP), Taubaté (SP), Tatuí (SP) e Itapetininga (SP).

O projeto tem cinco etapas cronológicas: Oficinas de orientação: encontros presenciais ou virtuais sobre o tema Diversidade e Inclusão, onde são discutidas questões de cidadania e, por exemplo, a diferença entre pichação e grafite. Produção das ilustrações: os participantes são desafiados a representarem a sua visão sobre o tema por meio de ilustrações. Seleção e Voto Popular: as ilustrações passam por uma triagem da organização do projeto e as finalistas seguem para votação popular online. Além dos participantes, familiares e a comunidade poderão votar e interagir nas mídias sociais. Dia do Grafite: a ilustração mais votada será reproduzida em muro da instituição pelos próprios participantes com a monitoria de um grafiteiro profissional de cada cidade. Livro: produção gráfica e editorial que reúne as 22 ilustrações grafitadas nos muros das 21 cidades participantes. Exemplares do livro Comunidades Criativas são distribuídos gratuitamente para as instituições participantes. Acompanhe e saiba mais em www.com-criativas.com.br

Sobre o Instituto CCR

Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente. E o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs, somando 49 mil beneficiados em 2022. Seu foco são iniciativas em cultura, educação, esporte e saúde, com R$ 49 milhões aplicados ao longo do ano passado. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

Sobre a Flamingo Comunicação

Especializada em desenvolver iniciativas culturais, educacionais e editoriais sob encomenda para empresas. A atuação da Flamingo tem foco em professores e alunos nas escolas, e também em público geral nos eventos culturais. Planejamento, estratégia de ação, realização e avaliação de resultados. No segmento editorial também elabora publicações e reportagens sob encomenda para meios de comunicação e empresas. Os conteúdos são elaborados por equipe de pesquisadores e jornalistas experientes. Saiba mais em: http://flamingocomunicacao.com.br

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.