• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

     
  • New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Câncer de pulmão causou morte de Aracy Balabanian e Rita Lee: veja sintomas e primeiros sinais

Aracy Balabanian no programa 'Damas da TV', no canal Viva

A atriz Aracy Balabanian morreu, aos 83 anos, na manhã desta segunda-feira (7). A artista havia sido diagnosticada com câncer de pulmão no fim do ano passado e estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A doença também causou a morte da cantora Rita Lee, há três meses. Ela tinha 75 anos.

Câncer de pulmão quinto mais incidente no país

 

O câncer de pulmão é o quinto tumor mais incidente no país, depois do pele não melanoma, câncer de mama, próstata e cólon e reto, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Estima-se que esse tipo de tumor é responsável por 4,6% dos casos de câncer registrados no país.

Por outro lado, esse é considerado um dos tumores mais letais. Ocupa o primeiro lugar em letalidade entre os homens e o segundo entre as mulheres, segundo estimativas mundiais de 2020. A grande maioria dos casos (84%) ainda é diagnosticada em estágio tardio, o que explica, em parte, a alta taxa de letalidade da doença.

Causas de câncer de pulmão

 

A principal causa do câncer de pulmão é o tabagismo ou a exposição ao fumo passivo.

Sintomas de câncer de pulmão

 

Embora os sintomas da doença tenham maior probabilidade de aparecer em uma fase mais avançada da doença, é importante estar atento ao seu surgimento. Os sinais mais comuns do câncer de pulmão são:

  • Tosse, em geral seca e incessante;
  • Falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Rouquidão;
  • Escarrar sangue;
  • Nos fumantes, o ritmo habitual da tosse é alterado e aparecem crises em horários incomuns.

 

Outros sintomas da doença são:

  • Emagrecimento não explicado;
  • Perda de apetite;
  • Fadiga;
  • Pneumonia recorrente ou bronquite.

Tratamento para câncer de pulmão

Para pacientes diagnosticados em estágio precoce – I ou II – de câncer de pulmão, o tratamento é quase sempre cirúrgico. Em muitos casos, também é recomendada quimioterapia depois da cirurgia, para reduzir a taxa de recorrência da doença.

Em estágios mais avançados, é possível recorrer à imunoterapia, ou uma combinação de quimioterapia e radioterapia, seguido de imunoterapia para aumentar a taxa de sobrevida.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul