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Coleta de resíduos e compostagem são trabalhadas em escolas de Florianópolis

Cuidar do meio ambiente e pensar no futuro do planeta são tarefas que devem fazer parte do cotidiano. Mais do que o descarte correto do plástico ou o ato de repensar o consumo, podemos mudar o fim de alguns resíduos, realidade que faz parte da rotina dos estudantes de duas escolas de Florianópolis.

O objetivo é que os estudantes escolham o devido destino para os diferentes tipos de resíduos

O objetivo é que os estudantes escolham o devido destino para os diferentes tipos de resíduos – Foto: EBM Herondina Medeiros Zeferino/Divulgação/its Teens

Por lá, repensar o destino daquilo que é produzido nas unidades passou a ser o ponto de partida para o conhecimento e o cuidado com a natureza. Veja os relatos:

Separação, triagem e monitoramento de resíduos na EBM (Escola Básica Municipal) Albertina Madalena Dias

A partir da separação de resíduos os alunos desenvolvem consciência

Estudantes aprendem a separar os resíduos, tendo em vista a reciclagem – Foto: EBM Albertina Madalena Dias/Divulgação/its Teens

No bairro Vargem Grande, os estudantes estão aprendendo que existem diversos itens utilizados na escola que podem ter um novo fim.

Com caixas de papelão espalhadas pelas salas, o objetivo é separar aquilo que pode ser reutilizado, inclusive o papel.

A unidade também conta com um ponto de descarte para lixo eletrônico, tampa de garrafa, óleo de cozinha e até mesmo esponjas usadas.

“Os estudantes fizeram intervenções em todas as salas de aula, levaram para cada uma a caixa que está sendo usada para separar os materiais recicláveis, esclareceu e convidou para que as ações de separação sejam realizadas”, comenta o diretor Eduardo Caldas da Silva.

Após a coleta, cada item recebe o tratamento adequado, levando em consideração a pesagem e o local em que serão descartados os objetos e resíduos.

“O objetivo final é pensar na questão do consumismo e desperdício, da quantidade e tipo de resíduo produzido na escola e o encaminhamento correto para reduzir ao máximo os impactos ambientais e, ao mesmo tempo, aprender com tudo isso”, diz Eduardo.

O tema reciclagem também é debatido em sala de aula. O foco é que a turma seja responsável pela mudança de consciência.

“A ideia é que as ações para a redução dos impactos ambientais sejam protagonizadas pelos estudantes, monitoradas, divulgadas, e os dados utilizados em sala de aula, tornando-se, assim, pedagógicas. Aprende-se educação ambiental na prática”, finaliza o diretor.

Além do que é debatido em sala e separado na unidade, os resíduos orgânicos da cozinha e do refeitório também recebem a destinação correta. A unidade conta com duas composteiras e um minhocário.

Compostagem na EBM (Escola Básica Municipal) Herondina Medeiros Zeferino

Os resíduos viram adubo orgânico usado no plantio

A compostagem a partir de resíduos coletados no refeitório e na cozinha se tornou especialidade da escola – Foto: EBM Herondina Medeiros Zeferino/Divulgação/its Teens

Quando o assunto é compostagem, os estudantes do bairro Ingleses do Rio Vermelho sabem o que fazer.

Utilizando o método da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com composteira de leira, o processo é feito com uma caixa de água, pedras, tecido e palha.

Vale ressaltar que o recipiente é aberto a cada dois dias, levando em consideração o cheiro e a temperatura.

O processo de compostagem começou a valer em 2019 e todas as turmas participam do projeto.

“A seleção é feita através dos baldes que são disponibilizados para o descarte e ficam depositados na escola, em especial no refeitório e na cozinha”, explica o diretor Willian Marques Pauli.

“Existem resíduos orgânicos, em especial os cítricos, que precisam ser divididos para serem inseridos na compostagem”, completa, fazendo questão de lembrar que somente 20% do resíduo pode ser crítico.

O foco é que os envolvidos possam aprender sobre produção de adubo orgânico para utilização no plantio.

A consequência seria a redução do volume de resíduos que são enviados para o aterro sanitário e a conscientização do valor da coleta seletiva.

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