• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Papa aos jovens: peguem a estrada para a JMJ com alegria

“A vida é assim: pegar a estrada, e os jovens têm a vocação de pegar a estrada”, recorda Francisco em mensagem aos jovens italianos

Da Redação, com Vatican News

Papa envia mensagem aos jovens que vão participar da JMJ/ Foto: Arquivo

A Jornada Mundial da Juventude começa daqui a 9 dias, e o Papa Francisco sabe que o momento é de deslocamento de vários jovens do mundo inteiro para Lisboa, em Portugal. Neste domingo (23), assim, através de uma mensagem em vídeo, o Pontífice se dirigiu à delegação italiana que irá participar do evento. A declaração considerada “inesperada” pelo próprio repórter do jornal de inspiração católica Avvenire que gravou o momento foi divulgada na edição dominical.

Com os olhos fechados, escolhendo as palavras uma a uma, o papa falou do significado da “caminho”, daquele “ir em frente”, da “coragem” e da “alegria” que são necessários, e de “não estar sozinho”. Uma mensagem espontânea, que foi fruto final do encontro da última sexta-feira (21) na Casa Santa Marta, quando recebeu o jovem refugiado de Camarões, Bentolo, que havia escapado da tortura na Líbia, vivendo entre violências e naufrágios.

O Papa mesmo disse que queria dizer algumas palavras e, então, foi produzida a mensagem em vídeo e áudio para os jovens italianos que estavam prestes a embarcar para Portugal: “A vocês, jovens, que estão partindo para Lisboa para a Jornada da Juventude, desejo uma boa estrada. E desejo que cheguem com alegria a esse encontro”.

A estrada, o caminho, para Francisco nunca foi apenas um lugar físico, celebrado na literatura e contado nas notícias, mas uma metáfora e um horizonte. Ele mesmo explica: “fazer esse percurso é pegar a estrada. A vida é assim: pegar a estrada, e os jovens têm a vocação de pegar a estrada”.

Não é fácil, nem é óbvio. E são necessárias certas qualidades para saber como permanecer “na estrada”, como o Pontífice entende: “vão em frente, com coragem, sempre olhando para onde vocês querem chegar”. Sem medo, portanto, mas com a determinação de quem quer e deve continuar. É difícil não ver nessas palavras uma referência àqueles que, por desejo ou necessidade, empreendem percursos entre perigos e esperanças.

O caminho trilhado pelos últimos, pelos descartados, pelas vítimas do que o Papa Francisco chama de “globalização da indiferença”, portanto, lembra a necessidade de um saber diferente para percorrer “a estrada” juntos. E aos jovens que vão à Jornada Mundial da Juventude, ele sugere partir, rumo a Lisboa como à vida cotidiana, “com aquela mística do caminho de estar sempre perto dos outros e não sozinho”.

O post Papa aos jovens: peguem a estrada para a JMJ com alegria apareceu primeiro em Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.