• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

“Não consigo dormir”, diz pai de Henry, bebê de 1 ano morto pela mãe

Desde 19 de janeiro, que as noites de Gerson Darlan de Oliveira, 32 anos, não são as mesmas. Todas as noites, tem o sono interrompido pela memória da tragédia que aconteceu com o filho Henry Sousa de Oliveira, morto com 1 ano e 9 meses. Na segunda-feira (4/3), a Polícia Civil do Distrito Federal concluiu o inquérito apontando que o bebê foi assassinado pela própria mãe, Lucimaria de Sousa Barbosa.

Em depoimento, Lucimaria confessou ter empurrado a criança com muita força, fazendo com que o bebê batesse a cabeça na parede. Para Gerson, a constatação da violência materna ainda é difícil de aceitar. “Tem dias que não acredito”, comentou.


0

“É difícil demais. Tenho uma filha de 10 anos e nunca bati nela. Nunca tinha levantado a mão para o filho e agora ele está morto após uma agressão”, detalhou. Gerson pretende procurar, ainda, a Defensoria Pública do DF para ajudar no caso. “Ela fala que ele bateu a cabeça, mas ele tinha outros hematomas”.

De acordo com o laudo cadavérico, Henry apresentava lesões pelo corpo e traumatismo crânio-encefálico por ação contundente, uma pancada por exemplo. “Ele estava com o tórax machucado, marcas nas duas pernas”, disse o pai.

“No mínimo, ela foi omissa, porque só pediu o socorro horas depois, quando ele já tinha morrido”, contou. “Ela tem outros filhos e nunca a vi ser violenta com eles. Me chamou muita atenção saber que agrediu meu filho”.

Dia da morte

No primeiro depoimento, a mãe alegou que o menino tinha ido dormir na noite anterior sem apresentar nenhuma anormalidade. Por volta das 5h40, ela foi trocar a fralda do menino, mas ele já apresentava pele fria, boca e extremidades arroxeadas e sem batimentos cardíacos.

A mulher ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foi orientada a fazer massagem cardíaca na criança, mas não teve sucesso. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também foi acionado, mas a criança já foi declarada como morta.

Padrasto solto

Em 20 de fevereiro, o padrasto de Henry teve a prisão temporária revogada a pedido da PCDF. Wildemar de Carvalho Silva não foi mais apontado como suspeito pela morte do bebê.

Na época, a  soltura de Wildemar chocou o pai de Henry Gerson Darlan de Oliveira, 32 anos, que pedia pela condenação do padrasto e da ex-mulher pela morte do filho. “Achei estranho e estou indignado”, disse Gerson.

Gerson foi avisado da morte do filho apenas com uma mensagem da ex-namorada. “Era só a frase ‘Henry morreu’. Fui correndo para o hospital para ver, mas ele já tinha morrido antes mesmo do socorro dos bombeiros”, contou.

Mãe nega intenção

Segundo o delegado-chefe da 31ª Delegacia de Polícia (Planaltina), Fabrício Augusto, a mãe nega ter tido a intenção de matar a criança. “Porém, diante das circunstâncias, entendemos que ela assumiu o risco de produzir o resultado quando exagera na força e lesiona a criança e não a socorre imediatamente”.

A prisão de Lucimaria foi convertida de temporária para preventiva. Ela pode pegar até 30 anos de reclusão.

Dias antes da morte, a criança apresentava marcas roxas abaixo dos olhos. A mãe teria justificado à polícia que se tratava de alergia e que chegou a levar o filho ao Hospital Regional da Asa Norte 10 dias antes da morte da criança.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.