• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Call of Duty | Malware ataca jogadores para roubar credenciais

A Activision Blizzard investiga um novo grupo de hackers que está atacando os jogadores de Call of Duty visando roubar informações sensíveis, como credenciais de jogo e senhas para carteiras de criptomoedas. Afetados podem ter sido infectados ao usar softwares de terceiros para modificar seu gameplay.

  • Vírus, keylogger, worms, trojans e outros: conheça os diferentes tipo de malware
  • Quanto custa um PC gamer para jogar Call of Duty: MW3?
Jogadores de Call of Duty que utilizam softwares de terceiros podem ter sido afetados (Imagem: Divulgação/Activision Blizzard)

De acordo com o site TechCrunch, uma fonte anônima revelou que a Activision Blizzard tomou conhecimento sobre um malware que estaria sendo alastrado entre seus jogadores, trabalhando para ajudar a remover o código malicioso e auxiliar jogadores que tiveram suas contas afetadas. “Ainda não existe informação suficiente para saber como esse malware está se espalhando. Parece estar atingindo jogadores com ferramentas externas instaladas”, revelou a fonte.

A origem do malware

De acordo com o informante do mercado de malware VXUnderground, através de sua conta no X (antigo Twitter), o malware teria afetado milhares de contas. O informante afirma que essa ameaça está mirando em jogadores que utilizam ferramentas para trapacear no game, mas usuários de ferramentas que visam melhorar a latência, VPNs e programas que melhoram a qualidade do jogo também estão sendo afetados.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Primeiros casos foram encontrados por desenvolvedor do PhantomOverlay (Imagem: Divulgação/Activision Blizzard)

Zeebler, responsável pelo programa para cheats PhantomOverlay, foi o primeiro a perceber que algo estava errado quando contas de usuários começaram a realizar compras sem autorização. Assim que o primeiro caso foi identificado, mais jogadores passaram a perceber terem sido vítimas do malware.

Segundo VXUnderground, a Activision Blizzard estaria trabalhando com os desenvolvedores dessas ferramentas de cheat para conseguir localizar os usuários afetados pelo código malicioso. Os ataques podem ter atingido mais de 3,6 milhões de contas da Battlenet, além de terem esvaziado carteiras de criptomoedas de jogadores.

  • Cansado de perder tempo procurando preços baixos? Inscreva-se no Canaltech Ofertas e receba as melhores promoções no seu celular!

Activision se pronuncia sobre o caso

Procurada pela imprensa, a Activision Blizzard se pronunciou através do porta-voz Delaney Simmons, que revelou que a empresa está ciente que alguns jogadores podem ter sido afetados por um malware ao instalarem e usarem software não autorizado, mas que os servidores dos jogos continuam seguros.

De acordo com uma reportagem do TechCrunch, que conversou com Zeebler, o desenvolvedor afirma que assim que descobriu os ataques, entrou em contato com a Activision Blizzard, assim como outros desenvolvedores de softwares de cheats.

Até o momento, os jogadores que não utilizam softwares de terceiros não correm risco de serem infectados com o malware. A Activision Blizzard sugere que aqueles que suspeitam ter sido comprometidos com o código malicioso, troquem as suas senhas e ativem autenticação em dois fatores em suas contas para aumentar a sua segurança.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • 5 bizarrices de Duna que podem ficar fora do cinema
  • Starlink | Novo mapa mostra satélites da SpaceX em tempo real
  • X-Men revela a verdadeira forma de membro icônico 40 anos depois
  • One UI 6.1 chega a Galaxy S23, Z Flip 5 e outros no Brasil
  • Cyberpunk 2077 fica de graça por tempo limitado
  • Toyota trabalha em tinta que muda cor do carro com o calor
Adicionar aos favoritos o Link permanente.