• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Desbloqueio da carteira de estudante gera grandes filas e horas de espera, em Fortaleza


O prazo de validade das carteiras de estudante foi prorrogado para 17 de maio, contudo é preciso ir até a sede da Etufor para fazer o desbloqueio. O g1 conversou com estudantes que estavam no local e esperaram até quatro horas pelo serviço. Centenas de estudantes lotaram a sede da Etufor para fazer o desbloqueio da carteirinha.
Grandes filas, horas de espera, burocracia e desorganização. Era a reclamação feita por estudantes que enfrentaram diversos transtornos, nesta segunda-feira (6), para fazer o desbloqueio da carteira de estudante referente a 2023 na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Os jovens afirmaram que já esperavam há cerca de quatro horas pelo atendimento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A validade do documento, que havia terminado no último dia 1º, foi prorrogada até o próximo dia 17 de maio. No entanto, os estudantes precisam comparecer à sede da Etufor para realizar o desbloqueio e torná-la válida até o dia 17.
A prorrogação da validade foi determinada pelo prefeito José Sarto na última quinta-feira (2), e é voltada apenas aos alunos que possuem matrícula ativa em alguma instituição em 2024, e já fizeram a solicitação da nova carteirinha.
O g1 procurou a Etufor sobre a demora no desbloqueio das carteirinhas, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
LEIA TAMBÉM:
Carteira de estudante tem prazo de validade prorrogado em Fortaleza
Saiba como solicitar uma nova carteira de estudante em Fortaleza
Nesta segunda-feira, no entanto, centenas de estudantes foram à sede do órgão para fazer o desbloqueio, acreditando que seria um serviço rápido, mas encontraram filas e horas de espera. Cerca de mil senhas foram distribuídas, exclusivamente para o desbloqueio, até a tarde desta segunda-feira. Além disso, Etufor também segue realizando a entrega do documento de 2024 aos alunos titulares.
A universitária Myrella Marques, 26 anos, conseguiu o desbloqueio após horas de espera. Ela chegou na sede da Etufor por volta de 10h40, e aguardou cerca de três horas pelo desbloqueio. “Já na entrada você recebe uma senha e é direcionado para fila do que quer resolver. Então, teoricamente, era para ser uma coisa muito rápida”, disse Myrella.
“É absurdo. Fica todo mundo no sol. Eu estava quase passando mal porque tenho problema de pressão baixa, estava quase passando mal de fome e calor. Minha água acabou, meu celular estava quase descarregando. É um transtorno horrível. O atendimento foi péssimo”, reclamou a universitária.
Carteiras de estudante 2023 de Fortaleza.
g1 CE
Myrella disse ainda que presenciou estudantes indo embora, deixando a carteirinha para buscar outro dia, pois tinham compromissos inadiáveis. “Era para ser uma coisa simples, sabe? Não acredito que precise de quatro horas para fazer o desbloqueio de uma carteirinha. Desbloqueio esse que só vai valer por mais 11 dias”, lamentou a jovem.
Ela disse que precisou aguardar a entrega do documento, pois a carteirinha de 2024 ainda está em confecção, e ela precisa do cartão para se locomover; especialmente para a faculdade, já que todas as aulas são presenciais.
Estudantes perdem aula e estágio
Estudantes esperaram cerca de quatro horas por desbloqueio da carteira estudantil em Fortaleza.
g1
A universitária Sara Carvalho é mais uma das centenas de estudantes que procuraram o desbloqueio da carteirinha nesta segunda. Ela também reclamou da lentidão do processo. “O atendimento está sendo muito lento para esse desbloqueio. Algo que a gente nem deveria precisar estar aqui. Mas, se tinha [de ir presencialmente], poderia espalhar em outras unidades da Etufor que tem pela cidade para facilitar a nossa vida”, declarou.
Sara, que é estagiária, inclusive, não conseguiu ir ao local de trabalho devido às horas que passou na sede da Etufor. “Eu perdi um dia de estágio. Não dá mais tempo eu ir porque fica em Maracanaú [município da região metropolitana de Fortaleza]. Não consigo chegar lá e fazer as cinco horas [de trabalho]. Vou ter de pagar isso depois”, lamentou a universitária.
Ela decidiu pelo desbloqueio, principalmente, para conseguir a gratuidade nos ônibus da capital. “Não é porque a gente é estudante que pode perder várias horas aqui. Quando prorrogou, eu vim assim que possível porque, como sou estudante, não tenho como ficar pagando [passagem] inteira”, complementou.
O g1 também conversou com Adriele Gomes, estudante de arquitetura e urbanismo, que teve de faltar aula para esperar pelo desbloqueio. Ela chegou na Etufor por volta de meio-dia, e até as 15h, não havia recebido o documento.
“O incômodo não é ter de vir até aqui, é a demora, é ficar esperando várias horas, principalmente porque a gente entra com uma senha, mas na hora de entregar [o documento] não vem na mesma ordem. Fica o mistério de quem vai ser escolhido”, reclamou a universitária.
“É a primeira vez que passo por isso. Nos outros anos, a carteirinha desbloqueava sozinha. Acredito que este ano está assim por conta da gratuidade, para não liberar [a passagem gratuita] para todo mundo”, comentou a estudante.
Passe Livre Estudantil
A gratuidade na passagem aos estudantes em Fortaleza foi concedida em novembro de 2023. Cada aluno tem direito a duas passagens por dia; se precisar utilizar ônibus uma terceira vez no mesmo dia, ele pode pagar a tarifa estudantil.
A gratuidade vale entre segunda e sexta-feira. O serviço é suspenso aos sábados, domingos, feriados e meses de férias (janeiro e julho). O Passe Livre Estudantil, no entanto, não afeta outros benefícios para estudantes, como a tarifa estudantil (tarifa de R$ 1,50, no valor atual).
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.