• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Chuva forma cachoeira em rua e deixa carros ilhados em bairro de Campinas: ‘é recorrente’, diz morador

chuva-forma-cachoeira-em-rua-e-deixa-carros-ilhados-em-bairro-de-campinas:-‘e-recorrente’,-diz-morador


Problema aconteceu no bairro Recanto dos Dourados. Moradores afirmam que o problema acontece toda vez que chove. Chuva forma cachoeira em rua e deixa carros ilhados em bairro de Campinas
A forte chuva que atingiu Campinas (SP) neste domingo (20) deixou o bairro Recanto dos Dourados inundado. O volume da água foi tão grande que acabou formando uma cachoeira em um barranco. Por conta disso, motoristas e moradores do bairro tiveram muita dificuldade para se locomoverem.
Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Um terreno ao lado da Avenida Ivan de Abreu Azevedo ficou inundado. Na mesma avenida, pelo menos dois veículos pararam porque os motoristas tentaram enfrentar o alagamento. Um deles ficou boiando.
Um pontilhão sobre a linha do trem, ao lado da Avenida Ivan de Abreu Azevedo, ficou alagado por cerca de duas horas.
“Foi trágico, né? O carro entrando na água. A gente teve que salvar um rapaz que entrou com o carro de repente aí e encheu a tubulação na saída da água aqui”, relatou o lavrador José Cícero.
Segundo moradores, o problema no bairro é recorrente e toda vez que chove eles enfrentam os mesmo problemas. Na manhã desta segunda-feira (20), ainda havia água em uma passagem sobre a linha férrea que fica no bairro. Os moradores pedem uma solução.
“Toda vez que a gente vem para cá, a gente fica isolado aqui. Não tem saída, tem que dar volta, gastar mais combustível. A parte de cima aqui inunda e [a água] desce e acaba inundando aqui. O certo é fazer uma tubulação nova nessa região”, afirma o motorista Alfredo Nunes.
Procurada, a Prefeitura de Campinas informou que, na terça-feira (21), equipes técnicas da Secretaria de Serviços Públicos vão novamente ao local para avaliação das necessidades. E como o bairro Recanto dos Dourados não tem pavimentação nem rede de drenagem de águas pluviais, a prefeitura disse que a administração vai fazer um estudo de macrodrenagem para o bairro.
Estragos em outros pontos de Campinas
Temporal em Campinas causa queda de árvores, bloqueio de vias e alagamentos
A chuva que atingiu Campinas (SP) no início da tarde deste domingo (19) chegou com um grande volume. De acordo com a Defesa Civil, foram registrados 60,5 milímetros até o balanço divulgado às 19h. Foram registrados pontos de alagamento em ruas, quedas de árvores e vias interditadas.
A prefeitura ainda registrou o alagamento de três imóveis (Conjunto Habitacional Parque Itajaí, Centro e Núcleo Residencial Vila Vitória), e um imóvel em risco por conta das chuvas na Vila Castelo Branco.
Por conta do temporal, a Emdec, empresa responsável pelo trânsito, adotou medidas de contingência na região do Bosque, com a reversão do fluxo na Rua Coronel Quirino, impedindo a descida de motoristas pela Rua General Marcodes Salgado, na lateral do Bosque.
Já o entorno da Lagoa do Taquaral está com bloqueio viário. O término das operações vai depender da intensidade das chuvas, informa a prefeitura.
Picos de chuva e estragos
Equipes trabalham para remover árvore que caiu na Rua Americana, no Jd. Novo Campos Elíseos, em Campinas (SP), durante temporal deste domingo (19)
Helen Sacconi/EPTV
Segundo o Cepagri da Unicamp, houve picos de chuva entre 13h20 e 13h30, com 16,3 mm em apenas 10 minutos. “Esperamos ainda mais chuvas”, disse o meteorologista Bruno Bainy.
Também houve registro de queda de pelo menos oito árvores, além de galhos em algumas regiões da metrópole. Veja os locais:
Rua Americana, no Jd. Novo Campos Elíseos, com interdição da via e interrupção da energia elétrica;
Rua Luso Ventura, no Jardim Santa Genebra, com interdição da via;
Rua Francisco de Barros Filho, em Barão Geraldo;
Rua Tiradentes, na Vila Itapura;
Rua Almirante Noronha, na Cidade Universitária;
Rua Américo de Campos, na Cidade Universitária;
Rua Amadeu Amaral, no Jd. Santa Genebra, com queda sob a rede elétrica;
Rua Antônio Silveira Bueno, no Jd. Chapadão, com queda sob a rede elétrica;
Rua Doutor Lázaro Pinto Barroso, no Cidade Satélite Íris I (galho);
Rua Abílio Vilela Junqueira, Chácara Santa Margarida (galho).
“O DPJ (Departamento de Parques e Jardins) e a CPFL já foram acionadas para atuarem no local”, destacou a Defesa Civil.
Foram registrados ainda pontos de alagamento “no quarteirão que integra as ruas Álvaro Muller, Barata Ribeiro e Sacramento e outro no Kartódromo (Lagoa do Taquaral)”, disse, em nota, a prefeitura.
Ainda segundo a Defesa Civil, a velocidade do vento chegou a 42,1 km/h às 13h50. Já o Cepagri apontou rajadas de vento de até 61,1 km/h no Aeroporto Internacional de Viracopos, entre 12h e 13h.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1