• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Vacina contra dengue é ampliada para adolescentes de até 14 anos em MS


Em Campo Grande, a vacinação não será ampliada. Secretaria de Saúde da capital (Sesau) informou que aguarda o envio de novas doses para aumentar a abrangência dos possíveis imunizados. Portaria permite ampliação do calendário.
Secretaria de Saúde/Divulgação
A secretaria estadual de Saúde (SES) publicou uma portaria que permite a ampliação da vacinação contra dengue para adolescentes de até 14 anos em todo Mato Grosso do Sul. Entretanto, a imunização depende do estoque de doses em cada município.
Em Campo Grande, a imunização contra a dengue não vai ser ampliada. Segundo a secretaria de Saúde da capital (Sesau), o aumento do calendário depende do envio de novas doses pelo Ministério da Saúde.
Conforme a portaria da SES, publicada nesta segunda-feira (26), a ampliação da faixa-etária considera “os principais problemas de saúde pública para direcionar os esforços e recursos na produção de imunobiológicos que terão grande impacto na carga de doenças e, consequentemente, na qualidade de vida da população”.
Desde o início da imunização no Brasil, o Ministério da Saúde preconizava a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Porém, o escalonamento das idades foi adotado como estratégia, diante da baixa disponibilidade de doses.
Agora, a medida estadual libera a ampliação para mais pessoas. Em Campo Grande, são 78 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Clique aqui e veja onde ir para receber o imunizante na capital.
Vacina Qdenga
Qdenga, vacina contra a dengue no Brasil
Ailton Alves/Rede Amazônica
A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.
A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1