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Após corte de árvores para receber Stock Car, Prefeitura de BH anuncia plantios ‘compensatórios’ a partir de sexta-feira


Supressão de 63 árvores, incluindo ipês-amarelos, no entorno do Mineirão começou nesta quarta-feira (28). Etapa da competição será realizada em BH em agosto. Árvores derrubadas da Avenida Rei Pelé, no entorno do Mineirão.
Rodrigo Salgado/g1
A Prefeitura de Belo Horizonte vai começar, na próxima sexta-feira (1º), o plantio de árvores definido como compensação ambiental pela supressão de 63 plantas para a realização de uma etapa da Stock Car em Belo Horizonte. Os cortes começaram nesta quarta-feira (28).
De acordo com o município, 688 árvores serão plantadas antes do evento, previsto para os dias 15 a 18 de agosto. Todas, na Região da Pampulha.
“A partir de sexta-feira, a Sudecap iniciará o plantio de 63 novas plantas. Inclusive, todos esses plantios serão na Região da Pampulha, na Presidente Carlos Luz, ao lado da UFMG, ao lado praticamente do circuito”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, José Reis.
Segundo ele, todas as árvores terão tamanho mínimo de 2,5 metros. A empresa responsável pela realização da Stock Car vai fazer a manutenção das mudas por cinco anos.
Outros 120 espécimes serão plantados pela Minas Arena, administradora do Mineirão. O espaço será usado como base para a corrida.
Manifestantes protestam em frente à Prefeitura de Belo Horizonte contra corte de árvores
Redes sociais
Na tarde desta quarta, manifestantes protestaram contra a supressão das árvores, em frente à prefeitura. Entre as 63 plantas que serão derrubadas pela prefeitura, há seis ipês-amarelos, declarados imunes de corte pela legislação estadual.
Uma representação contra a derrubada das árvores também foi apresentada à Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
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Impactos na UFMG
Nesta quarta-feira, a Congregação do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) publicou uma nota à comunidade em que manifesta “severas preocupações em relação às intervenções e aos impactos causados à comunidade universitária devido às intervenções que estão sendo realizadas” para a corrida.
O presidente da Congregação, Francisco Dutenhefner, citou os ruídos provocados pelos carros, impactos ao Hospital Veterinário e reflexos ambientais para a região.
“Dadas essas preocupações, a Congregação do Instituto de Ciências Exatas é contrária às intervenções e à realização do citado evento no entorno do Campus da Pampulha até que a UFMG conclua os estudos técnicos que estão sendo realizados para verificar os impactos do evento”, diz um trecho da nota.
Segundo o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho, serão instaladas barreiras de som para minimizar os efeitos da corrida sobre o campus.
“Foi contratado um especialista em acústica para que faça um projeto de acústica, que não vai deixar o som passar para os locais”, afirmou.
Entenda
Em dezembro de 2023, a prefeitura fechou um acordo com a empresa organizadora da Stock Car para que BH receba, por cinco anos consecutivos, uma edição anual da competição.
Já na última semana, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) aprovou a supressão de 63 árvores no entorno do Mineirão para a realização da corrida (veja o trajeto abaixo).
Trajeto da corrida, no entorno do Mineirão
GEAVA/SMMA
Em parecer analisado pelo Comam, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente destacou que “toda supressão arbórea causa impacto ambiental negativo”, uma vez que as árvores geram benefícios como melhoria na permeabilidade do solo, conforto térmico e luminoso e diminuição da poluição atmosférica.
Além da supressão de árvores, as obras para preparar a Pampulha para a competição incluem remoção de canteiros centrais, passeios, passagens elevadas de pedestres, ilhas de semáforos e postes, além de alargamento de via e construção de muros na Avenida Carlos Luz.
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