• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Rio Acre chega a 17,68 m e a capital tem terceira maior enchente da história


Manancial marcou 17,68 metros às 15h deste domingo, acima da marca atingida em 1997. Nível saiu de 15,46 metros no dia 25 de fevereiro e iniciou o mês de março acima de 17 metros. Marca registrada no domingo (3) já é a terceira maior da série histórica
Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre
O Rio Acre chegou a marca de 17,68 metros na medição das 15h deste domingo (3), segundo a Defesa Civil da capital acreana. Com isso, Rio Branco vive oficialmente a terceira maior enchente de sua história, desde que a medição começou a ser feita em 1971.
O índice é dois centímetros a mais que o registrado em 14 de março de 1997. Durante aquela, que agora é a quarta maior enchente registrada na capital, foram mais de 103 mil atingidos e 7 mil desabrigados e a capital acreana estava em situação de emergência e calamidade pública. O manancial ficou 49 dias acima da cota de alerta. O prejuízo foi estimado em R$67,7 milhões.
Leia mais
Da seca extrema à cheia histórica: entenda os fatores climáticos que fazem o Acre viver nova emergência
Embarcação vira com prefeito, deputado federal e comitiva no interior do Acre: ‘caiu todo mundo na água’
Balseiros danificam bombas de captação e prejudicam abastecimento em Rio Branco; veja lista de bairros
Em 2024, já são 43 bairros atingidos em Rio Branco, e mais de 4,3 mil pessoas precisaram deixar suas casas segundo a prefeitura da capital.
Na comparação com o domingo anterior, o nível do Rio Acre subiu pouco mais de dois metros em uma semana. No dia 25 de fevereiro, na medição das 6h, o índice estava em 15,46 metros.
Com a marca alcançada neste domingo, o rio está a 6 centímetros da segunda maior cota já registrada, de 17,72 metros, índice marcado no dia 2 de abril de 2023, e 74 centímetros para a maior marca da série histórica, de 18,40 metros, atingida em 4 de março de 2015.
Oscilação
Na tarde de sábado (2), o nível do rio começou a apresentar oscilação. Depois de alcançar os 17,54 metros, o rio Acre baixou 2 centímetros e, na medição das 15h, marcou 17,52 metros. Às 9h, a medição se manteve em 17h52. De acordo com a Defesa Civil municipal ainda não é o momento para comemorar.
Rio Acre subiu mais de 2 metros em uma semana na capital do estado
Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre
“Nós não temos estabilidade, nem temos retração. Nós temos oscilação. Então, assim, percebemos que até 9 horas ficou na mesma marca, depois aumentou, depois retraiu um pouquinho. Então, é apenas retração,” avaliou o coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil Municipal
Segundo ele, o rio deve começar a se estabilizar neste domingo (3). “Eu continuo na minha previsão que uma estabilidade deve acontecer no dia de domingo pelos sinais que nós já temos. Mas, nesse momento, ainda, infelizmente, não é razão para comemorar e para a gente afirmar e oficializar que tem retração. E que nem tem estabilidade, na realidade. Então, nossas próximas medições vão dar esse parâmetro para nós, mas ainda não”, disse.
O 19º Boletim do Sistema de Alerta Hidrológico do Rio Acre, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), aponta que o rio deve continuar subindo e atingir 17,80 metros neste domingo (3).
Nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri o rio também segue em tendência de vazante.
Na segunda-feira (3), uma comitiva do governo federal deve chegar ao Acre para assistência aos atingidos pela cheia. A informação foi confirmada pelo ministro de desenvolvimento regional, Waldez Goés, nas redes sociais. Além dele, Serão duas agendas, em Rio Branco pela manhã e em Brasiléia à tarde.
Em edição extra do Diário Oficial de sexta-feira, o governo do Acre declarou emergência em saúde pública no estado em razão da cheia dos rios e o volume das chuvas que atingem 19 municípios do estado, desde o dia 21 de fevereiro. O decreto tem vigência de 180 dias.
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

 

 
 
  • New Page 1