• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

#MeuLugarFavorito: Evaldo Macarrão escolhe o Santo Antônio Além do Carmo como local preferido em Salvador


Em alusão ao aniversário de 475 anos de Salvador, o ator falou ao g1 sobre o carinho que tem pelo bairro histórico. Evaldo Macarrão elege Santo Antônio Além do Carmo como lugar favorito de Salvador
Salvador completa 475 anos de fundação no dia 29 de março. Em comemoração à data, o g1 reuniu algumas personalidades para contar qual o seu local preferido na capital baiana, e as histórias afetivas que envolvem cada ponto guardado na memória e no coração.
O ator Evaldo Macarrão, de 32 anos, escolheu o Santo Antônio Além do Carmo, na região do Centro Histórico, como lugar predileto (assista ao vídeo acima).
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Formado em pedagogia pela Universidade Católica do Salvador, Evaldo Macarrão também é diretor e arte-educador. Ele já passou pelo teatro, cinema e televisão – recentemente interpretou Jupará na primeira fase de Renascer, telenovela da TV Globo, conquistando a crítica e o grande público.
Confira quem fez parte da série Meu Lugar Favorito em 2023
Veja quem participou do Meu Lugar Favorito em 2022
Ator baiano Evaldo Macarrão interpretou Jupará em Renascer
Fábio Rocha/Globo
Escolher um lugar predileto na capital baiana pode parecer fácil, mas para Macarrão essa decisão foi difícil, já que o coração dele se divide entre dois bairros: Cosme de Farias, onde nasceu e se criou, e o Santo Antônio Além do Carmo, onde morou entre os anos de 2014 a 2019.
LEIA TAMBÉM:
Humberto Carrão, Evaldo Macarrão e Paulo Lessa desfilam com Filhos de Gandhy, tradicional bloco de afoxé de Salvador
“Quando chego em Salvador, eu corro para Cosme de Farias e reencontro o meu povo, a minha gente. Mas aí, quando saio de Cosme de Farias, eu vou para o Santo Antônio Além do Carmo. Eu já admirava aquela comunidade, mas passei a admirar ainda mais quando fui morar lá”, comentou.
Bairro Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador
Alan Oliveira
Entre os atrativos que fizeram o artista se encantar pelo Santo Antônio estão as casas seculares, a vista panorâmica para a baía de Todos-os-Santos, a comunidade do Pilar e o Monumento da Cruz do Pascoal.
A área foi tombada pelo governo federal como Patrimônio do Brasil (1984) e chancelada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio da Humanidade por causa do conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico.
Há quase três anos, o bairro passou por uma revitalização, e desde então se tornou point de baianos e turistas. Os imóveis coloridos abrigam bons restaurantes e bares, que fazem do local um importante pólo gastronômico e de lazer da cidade.
Eu sou apaixonado pelo Santo Antônio Além do Carmo, sem sombra de dúvidas. Transito e corro pela minha cidade, pelas ruas, pelos bairros. Salvador, eu te amo!”
Bar Cruz do Pascoal, no Santo Antônio Além do Carmos, tem vista panorâmica para a baía de Todos-os-Santos
Cruz do Pascoal/Divulgação
Bairro mais charmoso
Considerado um dos bairros mais charmosos de Salvador, o Santo Antônio Além do Carmo guarda uma rica história sobre o surgimento da cidade.
Segundo o mestrando em História Social Thiago Pinto Dantas, a região foi lar de jesuítas no século XVI. Os padres moraram no local entre 1549 e 1550, época em que catequizaram, batizaram e aplicaram o apostolado contra a antropofagia – ação de comer carne humana, também conhecido como canibalismo.
“Neste período, o que hoje conhecemos como Carmo era chamado de Monte Calvário, onde em meados de 1580, foi fundado um convento pelos Carmelitas, o qual conhecemos hoje como Convento do Carmo”, explicou.
Igreja de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador
Valma Silva/G1 ba
A presença religiosa no bairro é marcante e desperta curiosidade das pessoas. Uma igreja dedicada ao santo que batiza o local fica bem na praça, onde há um coreto, onde são promovidas atividades culturais. Imagens de Santo Antônio estão nas portas de várias casas, demonstrando a devoção dos moradores.
A Cruz do Pascoal – monumento expressivo no meio da rua, revestido de azulejos – é um dos lugares de maior destaque, conforme o historiador. Ela foi erguida em 1743, em homenagem à Nossa Senhora do Pilar.
O espaço, que era utilizado unicamente para fins religiosos, se tornou um cartão postal visitado por baianos e turistas. No entorno, estão vários bares, que reúnem grande quantidade de clientes, acomodados à moda antiga, em mesas e cadeiras dispostas nas calçadas, como se faz nos botecos tradicionais.
Monumento da Cruz do Pascoal no bairro Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador
Valma Silva/g1 BA
“Inúmeros são os pontos turísticos presentes no Carmo, com destaque para as igrejas do Santíssimo Sacramento do Passo e Ordem Terceira do Carmo, os museus Casa do Benin e Aleixo Belov, além dos inúmeros cafés e restaurantes com vista privilegiada para a baía de Todos-os-Santos”, listou Thiago.
Ainda conforme o historiador, a especulação imobiliária “se apropriou” do bairro que um dia já foi reduto dos Jesuítas e Carmelitas, onde não existia o “profano”, mas apenas o culto ao sagrado.
“É indispensável, para quem chega a Salvador uma visita ao Santo Antônio que nos remete a séculos anteriores com a sua arquitetura conservada, harmonizando suavemente entre os estabelecimentos comerciais e toda a história que o bairro possui”, enfatizou.
Museu do Mar Aleixo Belov, em Salvador
Divulgação
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1