• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Presidente de Portugal aprova ministério de novo primeiro-ministro, que vai governar com minoria no Parlamento


Posse será na próxima terça, 2 de abril. A frente de centro-direita AD, a mais votada nas últimas eleições parlamentares, fará um governo de minoria pois não conquistou mais de metade dos assentos no Legislativo. Luis Montenegro em imagem de 18 de março de 2024
Patricia de Melo Moreira/AFP
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, aprovou nesta quinta-feira (28) os nomes indicados ao ministério pelo novo primeiro-ministro do país, Luis Montenegro.
O ato antecede a posse de Montenegro, que ocorrerá na próxima terça-feira, dia 2 de abril.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Montenegro é da Aliança Democrática (AD), uma coligação de partidos de centro-direita que não tem maioria no Parlamento do país.
A AD foi a frente mais votada nas últimas eleições parlamentares, em 10 de março, e por isso tem a prerrogativa de formar o governo. A aliança ficou com 80 deputados. Em segundo lugar ficou o Partido Socialista, principal adversário da legenda no país, com 78. O Chega, um partido de extrema direita, teve crescimento expressivo e chegou a 50 deputados.
Como funciona o governo em Portugal
Em Portugal, o regime não é igual ao Brasil. O país europeu funciona sob o regime semipresidencialista, formado por um presidente e por um primeiro-ministro. Como a Aliança Democrática não conseguiu maioria —obteve 80 dos 230 assentos—, fará um governo de minoria.
Para compor maioria, a AD, uma legenda de centro-direita, precisaria se associar a um partido de esquerda (o Partido Socialista) ou à extrema direita (Chega). Isso não aconteceu.
Assim, na prática, o novo governo precisará negociar com os outros partidos do Parlamento a cada votação. Em uma eleição para escolher um presidente da Casa na quarta-feira, a AD contou com o apoio do Partido Socialista.
Segundo o jornal “Público”, apenas três governos de minoria conseguiram chegar até o final do mandato em Portugal. O último deles foi o de António Costa, do Partido Socialista, entre 2015 e 2019, numa coalizão apelidada de “geringonça” que uniu esquerda e direita. Nas eleições de 2021, Costa tinha maioria no Parlamento e não precisou compor com a direita. Ele renunciou em 2023.
Novo governo
O governo terá 17 ministros, o mesmo número que havia do último governo, que era do Partido Socialista, de esquerda.
Veja abaixo alguns dos principais nomes do novo governo de Portugal:
Primeiro-ministro: Luis Montenegro.
Ministro da Economia: Joaquim Miranda Sarmento.
Ministro de Relações com o Parlamento: Pedro Duarte.
Ministro de Relações Exteriores: Paulo Rangel.
Veja abaixo uma reportagem sobre a vitória de Montenegro.
Líder de direita é novo primeiro-ministro de Portugal
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1