• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Fabiana Justus passa por transplante de medula óssea após diagnóstico de leucemia; entenda como funciona procedimento


Influenciadora fez carta aberta para agradecer a doador, que chamou de ‘gêmeo de medula’, e diz que agora é preciso esperar ‘a medula pegar’. Saiba como se tornar doador e salvar vidas. A influenciadora Fabiana Justus, que passou por transplante de medula óssea após ser diganosticada com leucemia
Reprodução/Instagram
A influenciadora Fabiana Justus, de 37 anos, passou por transplante de medula óssea na quarta-feira (27). A divulgação foi feita por ela em uma carta aberta de agradecimento ao doador em seu perfil no Instagram.
Filha do empresário Roberto Justus, Fabiana anunciou que foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda (LMA) no fim de janeiro. Por causa do tratamento, precisou abandonar a amamentação do filho recém-nascido, Luigi, de cinco meses. Ela tem mais duas filhas, de 5 anos.
Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Na publicação, a influencer chama o doador, que é 100% compatível com ela, de “gêmeo de medula” e diz que ele não hesitou em passar pelo procedimento para ajudar alguém que não conhece. E, graças a esta atitude, ele “está me dando minha segunda chance!”
Fabiana afirma que será eternamente grata a ele e fala um pouco sobre os próximos passos após ter recebido a medula (leia mais abaixo sobre como funciona o transplante e como se tornar um doador).
A influenciadora Fabiana Justus, que passou por transplante de medula óssea após ser diagnosticada com leucemia
Reprodução/Instagram
“Ainda temos um caminho pela frente… precisamos aguardar a “pega” da medula para poder ter alta do hospital. Depois continuar me cuidando e isolada por um tempo, fazendo bastante acompanhamento. Mas tenho que comemorar as vitórias e a de hoje foi GIGANTE!!! 27/03- dia que recebi minha NOVA MEDULA! Agora peço a vcs por favor MUITA energia na nossa corrente maravilhosa de amor, para que a medula pegue e dê tudo certo!”, explica.
LEIA MAIS:
Diagnosticada na mesma época da princesa Kate, Fabiana Justus diz como foi contar aos filhos sobre o câncer: ‘Só falei que eu estava precisando ficar mais forte’
‘Não é sentença’: Fabiana Justus e Heloísa Périssé contam como é compartilhar o tratamento de câncer nas redes sociais
Leia abaixo a íntegra da publicação:
“Querido doador,
Ainda não podemos nos conhecer e nem saber quem somos… mas eu já te considero TANTO! Vc doou sua medula sem saber para quem. Sem pedir nada em troca. Ahh se todos no mundo fossem assim… vc só soube que sou adulta e que precisava com urgência. E vc não hesitou. Foi lá, fez os exames necessários e doou. E com isso vc está me dando minha segunda chance! Vc está me possibilitando minha vida de volta. Estou escrevendo como se vc estivesse lendo, pq me dá uma sensação boa poder agradecer. Enquanto não posso escrever de verdade pra vc, escrevo aqui na minha imaginação. E enquanto não posso lhe agradecer pessoalmente, agradeço a Deus! Deus maravilhoso que me deu tantas bençãos na vida e hoje me deu mais essa. Um doador 100% compatível comigo… meu “gêmeo” de medula! Desde o dia que soube que encontraram eu só agradeço. E seguirei eternamente grata. Ainda temos um caminho pela frente… precisamos aguardar a “pega” da medula para poder ter alta do hospital. Depois continuar me cuidando e isolada por um tempo, fazendo bastante acompanhamento. Mas tenho que comemorar as vitórias e a de hoje foi GIGANTE!!! 27/03- dia que recebi minha NOVA MEDULA! Agora peço a vcs por favor MUITA energia na nossa corrente maravilhosa de amor, para que a medula pegue e dê tudo certo!”
Como funciona o procedimento
Procedimento para retirada da medula óssea.
Arquivo/HNSN
A doação de medula óssea pode salvar muitas vidas, como as de pessoas com leucemia e outras doenças do sangue. O g1 explica como ser um doador e como funciona o transplante.
🩸 Quem pode doar?
Ter entre 18 a 35 anos
Não ter doença infecciosa ou incapacitante
Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
🩸Como funciona o transplante?
O doador precisa retirar 5ml de sangue e é cadastrado no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Os dados genéticos do doador são cruzados com pacientes que precisam da medula. O exame HLA mostra se existe compatibilidade e se a doação pode ser feita.
Se compatível, o doador é avisado e passa por exames para provar se tem boas condições de saúde. O procedimento dura 90 minutos e é aplicada uma anestesia antes do processo. As células são retiradas da bacia, sem causar problemas à coluna.
O paciente que receber, vai ter a medula doente destruída e vai receber a saudável do doador. A parte retirada do doador se recupera sozinha no máximo em 15 dias.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1