• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Com mais de 420 artistas, Circuito Sesc de Artes percorre 122 cidades paulistas


Final de semana tem programação em Peruíbe e Cananéia, no sábado (20/4); Itanhaém e Iporanga, no domingo (21/4); na outra semana, é a vez de Bertioga, Cajati, Cubatão e Sete Barras Cacunda
Beto Assem
Arte na rua para todas as pessoas. Esse é o propósito do Circuito Sesc de Artes, que traz uma extensa programação nas áreas de música, teatro, dança, circo, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias para a edição 2024. Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75 trabalhos artísticos, entre espetáculos, intervenções, mediações de leitura, oficinas e vivências. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos.
Na Baixada Santista e Vale do Ribeira, o Circuito percorre as cidades de Peruíbe (20/4), Cananéia (20/4), Itanhaém (21/4), Iporanga (21/4), Bertioga (27/4), Cajati (27/4), Cubatão (28/4) e Sete Barras (28/4). Já em maio, o evento do Sesc São Paulo chega a Mongaguá (4/5), Jacupiranga (4/5), Guarujá (5/5), Ilha Comprida (5/5), São Vicente (18/5) e, por fim, Praia Grande (19/5).
Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais, o Circuito ocupa espaços públicos que tradicionalmente são pontos de encontro no município. O evento é um convite à população para desfrutar de um dia diferente e vivenciar novas experiências. Quem está de passagem, para e aproveita. E quem mora nas redondezas, também se junta à plateia. Em todo o estado, serão mais de 760 atividades em cerca de 480 horas de programação.
A programação é o resultado do olhar atento de uma curadoria coletiva formada pelas equipes das 22 unidades do Sesc responsáveis pela produção e organização do Circuito. A partir de premissas como a diversidade, pluralidade e a representatividade para a escolha das atrações, a edição deste ano reúne desde a um coletivo de circo composto só por mulheres de diferentes nacionalidades e etnias, a grupo de artes de Povos Indígenas. A cultura popular está muito presente com atividades que exaltam o frevo, a folia do reisado e as danças populares, como samba-de-roda e ciranda. Outro aspecto importante é a valorização da produção local. Em 2024, cerca de metade das atrações são oriundas do interior e litoral.
Confira a programação nas cidades de Peruíbe, Itanhaém, Cajati, Sete Barras, Mongaguá e Guarujá:
Música
Com a orientação do grupo Rádio Sucata, que trabalha conceitos musicais, criativos e de sustentabilidade, os participantes da oficina Confecção de instrumentos musicais com recicláveis aprendem a fazer surpreendentes instrumentos musicais.
DJ Paulão
Fernanda Sciessere
Entre uma atração e outra do Circuito quem comanda as pickups é o DJ Paulão, o Paulo Sakae Tahira, que há mais de trinta anos tem um trabalho reconhecido por ajudar na difusão da cultura afro-brasileira.
Dança
Em cena, Adnã Ionara mostra uma coreografia baseada em simbologias afrodiaspóricas ligadas ao tempo e à memória. Além de Adnã, o palco é ocupado por músicos que interpretam, ao vivo, a trilha sonora. No solo, Cacunda dá nome a uma dança que mobiliza o tempo e suas curvas, questionando e celebrando o peso que carrega a existência.
Circo
Na condução do espetáculo da Cia. Tempo, um divertido mestre de cerimônias apresenta seu número de palhaço bailarina e chama outros artistas ao picadeiro para mostrar exibições virtuosas de acrobacia, equilíbrio, malabarismo, mágica e dança. Cabaré Cyrklos acontece em formato de show de variedades, a encenação segue uma linha contemporânea para mostrar atrações tradicionais do circo.
Cabaré Cyrklos – Cia Tempo
Cesar Rossi
Artes visuais e Tecnologias
Cinco artistas das regiões do Vale do Paraíba e da Baixada Santista formam o Coletivo Catota, que promove intervenções urbanas para ressignificar espaços públicos e objetos do cotidiano. A oficina Dançantes animados, ensina a criar personagens articulados com papel e a usar a técnica do stopmotion para animá-los com movimentos que formam dancinhas divertidas. No final, os dançantes imaginados pelos participantes se reúnem em uma única projeção.
Dançantes Animados
Dreison Medeiros
Anote na agenda
Peruíbe
20 de abril, sábado, 16h às 20h
Parque Turístico de Peruíbe
Itanhaém
21 de abril, domingo, 15h às 19h
Praça Narciso de Andrade
Cajati
27 de abril, sábado, 16h às 20h
Praça da Bíblia
Sete Barras
28 de abril domingo, 16h às 20h
Praça Matriz
Mongaguá
4 de maio, sábado, 16h às 20h
Praça Frederico Platzeck
Guarujá
5 de maio, domingo, 15h às 19h
Praça Horácio Lafer
Em caso de chuva, verifique o novo local no site oficial.
Consulte a programação de sua cidade. A programação completa do Circuito Sesc de Artes 2024 pode ser acessada em sescsp.org.br/circuitosescdeartes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1