• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

‘Cena de filme de terror’, descreve atleta de canoagem que ajudou no resgate de pessoas e animais nas enchentes no Rio Grande do Sul


Pedro Aversa, de Piracicaba (SP), usou caiaque para auxiliar nas ações. Atleta tinha ido à cidade de Três Coroas para disputar campeonato brasileiro da categoria. Equipe de canoagem de Piracicaba auxilia nos resgates as vítimas dos temporais no RS
Membros de uma equipe de canoagem de Piracicaba (SP) que estavam na cidade de Três Coroas (RS), para disputar o campeonato brasileiro do esporte para a categoria, usaram os caiaques para ajudar nos resgates às vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul desde desde o último dia 29 de abril. Os atletas, que auxiliaram pessoas e animais, relatam como era o cenário assustador na região após os temporais.
“Cenas de filme de terror”, define um dos atletas, Pedro Aversa. – 👆Veja nas imagens, acima.
📲 Acesse a nova comunidade do g1 Piracicaba e fique por dentro das notícias da região
“Carros passando [na água] em uma velocidade impressionante, casas debaixo d’água, pessoas presas e não conseguíamos ver, só escutávamos os gritos, mas graças a Deus, pudemos ajudar”, descreve Aversa, que costuma competir na cidade de Três Coroas há mais de 15 anos.
Os atletas fizeram o resgate de duas pessoas, pelo menos. “A casa já estava com a água pela altura do teto, os moradores gritaram, nós ouvimos. Quando chamamos de volta, vimos a mão de uma das vítimas saindo e conseguimos puxar”, lembra Pedro Aversa.
Atletas da canoagem auxiliam no resgate de pessoas e animais em Três Coroas Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais
Um cachorro também foi resgatado nas enchentes. “Era um cão cego de um olho. Ele não era dos donos da casa. O animal cheio lá com a enxurrada e estava muito assustado. Foi uma cena lamentável. Consegui colocá-lo em cima do meu caiaque”, contou.
“Como somos envolvidos com essa parte de água, temos experiência com corredeiras e resgates, nós nos sentimos no dever de ajudar. Logo quando clareou o dia, desamarramos os caiaques, colocamos na água e fomos em busca das pessoas que precisavam de ajuda”, relata o atleta, que costuma competir na cidade de Três Coroas há mais de 15 anos.
Cachorro também foi resgato pelo atleta de canoagem de Piracicaba no Rio Grande do Sul
Reprodução/Redes sociais
A sensação foi de deixar a cidade com o dever cumprido, mas com o coração apertado. A disputa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom e Caiaque Cross, que seria realizado entre os dias 3 e 5 de maio, mas foi adiado.
“A competição em Três Coroas é uma das que todos os atletas gostam de ir… pelo cenário da serra gaúcha, pela receptividade das pessoas. E, ver a cidade debaixo d´água, um lugar em que passávamos caminhando, com dois metros de água acima, é muito triste.
Pedro Aversa foi um dos canoístas que auxiliaram no salvamento de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Edijan Del Santo/EPTV
O evento reuniria mais de 130 atletas de nove estados do Brasil. A Confederação Brasileira de Canoagem afirma que seguiu todas as recomendações das autoridades e adiou a competição para o período entre 24 e 26 de maio.
“Antes da competição, o rio já tinha entrado em estado de alerta e já estavam com medo de que acontecesse algo ruim. Quando saiu a notícia, alguns atletas se anteciparam e deixaram a região. Antecipei meu voo para sexta-feira porque, segundo a Defesa Civil, a situação mais crítica seria na madrugada de quarta para quinta-feira”, contou Aversa.
Pedro Aversa, um dos principais nomes da canoagem nacional e campeão mundial de rafting em 2019, registrou nas redes sociais as imagens da enchente que atinge a região e o resgate de um cachorro e duas pessoas, que esperavam ajuda no telhado de uma casa quase inteiramente tomada pela água.
Imagem de drone mostra voluntários procurando por moradores isolados em Canoas, no Rio Grande do Sul, em 5 de maio de 2024
REUTERS/Amanda Perobelli
Vítimas
São 83 mortos devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (6). São investigadas outras 4 mortes. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.
Conforme o levantamento da Defesa Civil, são 141,3 mil pessoas fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Ao todo, 345 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850 mil pessoas.
Região da rodoviária de Porto Alegre durante cheia do Guaíba neste sábado (4)
Jorge Rosa/Arquivo pessoal
Campanha de arrecadação
A Diocese de Piracicaba realiza campanha de arrecadação de mantimentos, roupas e produtos de higiene para as vítimas das enchentes no sul do país.
O bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, disse que se trata de uma campanha de ajuda humanitária à população da região Sul do país.
“As fortes chuvas que têm acontecido nos últimos dias têm deixado muitos desabrigados, famílias que perderam tudo. Mais uma vez, nós recorremos à generosidade de toda a população, de todos os cristãos católicos, também pessoas de boa vontade, para que possam fazer a sua doação” disse.
De acordo com a articuladora diocesana da Pastoral Social, Débora Ferraz, as contribuições serão encaminhadas para a região de Venâncio Aires (RS), “que sofrem com enchentes devastadoras”.
As pessoas podem contribuir com
leite em pó, achocolatado
produtos de limpeza
como água sanitária
sabão em pó
detergente
rodo e vassoura, para ajudar na recuperação das áreas afetadas
itens de higiene pessoal, como shampoo, desodorante, absorvente, sabonete, fraldas infantis e geriátricas
cobertores, roupas de cama e banho
Cúria Diocesana de Piracicaba
Diocese de Piracicaba
Limeira
O Fundo Social de Limeira (SP) também realiza uma campanha de arrecadação e envio de doações para as pessoas atingidas pela chuva no Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira (6).
O Fundo Social vai receber doações de água potável, produtos de higiene e de limpeza. Os itens devem ser entregues na portaria da Prefeitura de Limeira – ao lado da Secretaria de Saúde, das 8h às 15h. Todas as doações serão repassadas ao Fundo Social do Estado de São Paulo.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1