• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Comunidade autista celebra avanços para pessoas com TEA em Santarém


O mês de conscientização do autismo foi marcado por iniciativas globais que visam aumentar a compreensão e aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Crianças, adolescentes jovens e adultos participaram da Caminha do Autismo em Santarém
Amarildo/TV Tapajós
Em Santarém, oeste do Pará, a campanha de conscientização da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), liderada por entidades como o Núcleo de Políticas Públicas e o TEA Tapajós trouxe avanços significativos para toda a comunidade autista, segundo os coordenadores da campanha.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Abril é conhecido como o mês de conscientização do autismo, um período marcado por iniciativas globais que visam aumentar a compreensão e aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo Marcicley Nogueira, coordenador do Núcleo de Políticas Públicas, o mês começou com o lançamento do sistema Inovador Digital, que facilita a emissão de carteiras municipais de identificação para pessoas com TEA, garantindo prioridades essenciais.
“No dia 2 de abril, aproveitamos o dia mundial de conscientização sobre o autismo para lançar essa ferramenta que promove mais autonomia e reconhecimento.”
De acordo com Marcicley, a participação do município em eventos estaduais e nacionais, como a conferência estadual de direitos da pessoa com deficiência, e em ações educativas e profissionais, reafirma o compromisso com a inclusão.
A advogada Cibele Diniz, presidente do TEA Tapajós, avaliou a campanha de conscientização como extremamente positiva, principalmente pela união e esforços entre as diversas entidades.
“Conseguimos realizar a caminhada de conscientização com a participação de mais de 2.500 pessoas, além de eventos na praça que incluíram brincadeiras e uma feira inclusiva,” disse Diniz.
Essas atividades proporcionaram renda para famílias atípicas, além de aumentarem a visibilidade dos desafios enfrentados por pessoas com autismo. Para as famílias que descobrem o diagnóstico de TEA, o caminho pode ser desafiador, segundo Cibele.
“As famílias podem continuar contando com o suporte do TEA Tapajós e outras entidades. Estamos disponíveis para orientar e apoiar através das redes sociais e contatos diretos,” assegurou.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1