• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Projeto Brinquedoteca em Lorena/SP: Intervenções teatrais e entrega de estruturas


Ações tinham como objetivo distanciar as crianças das telas e introduzi-las ao mundo das brincadeiras
Crédito: Breno Faber
O Projeto “Brinquedoteca – Vamos brincar” realizou, entre os dias 17 e 18 de abril, a entrega de estruturas com brinquedos educativos e livros infantis em escolas públicas de Lorena/SP. Além da brinquedoteca, também foram realizadas intervenções teatrais.

Crédito: Breno Faber
A peça “Que Bicho é Esse” é uma história em que vários animais explicam o que é reciclagem, cada um na sua língua. Desse modo, a plateia tem que interagir com cada um dos animais para saber qual tipo de resíduo colocar em cada cor de caixa.
Assim, a brincadeira é descobrir através das dicas que o contador de história vai revelando, qual é o nome de cada animal e saber em qual cor se faz o descarte de cada material. Azul: papel/papelão; vermelho: plástico; verde: vidro; amarelo: metal; preto: madeira; laranja: resíduos perigosos (como pilhas e baterias); branco: resíduos de hospitais e serviço de saúde; e roxo: lixo radioativo.

Crédito: Breno Faber
Além disso, como muitas crianças já têm algum conhecimento sobre as cores de cada material, a ideia de relacionar a adivinhação dos bichos às cores dos materiais recicláveis passa a ser um elemento de motivação à interação com a contação e uma forma de fixar o conhecimento de maneira lúdica. Em Lorena/SP, o projeto contemplou 1170 crianças.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Brinquedoteca – Vamos Brincar” tem a produção da Walkmar Produções, com patrocínio da Valgroup, apoio da Incentivar produções e Webka e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal Reconstrução e União.

Crédito: Breno Faber
Instituições que receberam o projeto:
EM Santa Edwiges, EM Escola Leda Maria Billard e EM Governador Mário Covas.
Sobre a Valgroup: Há mais de 45 anos no mercado, a Valgroup se tornou referência na produção, transformação e reciclagem de plástico, com operações no Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Itália, México e Uruguai, com aproximadamente 6.500 colaboradores atuando em 41 plantas produtivas e 7 plantas logísticas. Uma empresa consolidada, com o propósito de elevar a qualidade de vida da sociedade por meio de soluções inovadoras e sustentáveis, sendo uma das primeiras empresas do Brasil a assinar o Compromisso Global da Nova Economia do Plástico.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1