• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Laboratório da UFSC lança e-book gratuito ‘Gestão em Enfermagem e Saúde’

O livro Gestão em Enfermagem e Saúde é a mais recente publicação do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde (Gepades) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi organizado pelos professores José Luís Guedes dos Santos, Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni e Alacoque Lorenzini Erdmann, líderes do laboratório. A obra é composta por 21 capítulos que contemplam as diferentes dimensões da atuação do enfermeiro na gestão dos serviços de saúde, a partir de uma perspectiva teórico-prática. Além de professores e estudantes da UFSC, o livro conta com a participação de representantes de outras 10 instituições nacionais de ensino.

O e-book está disponível online, de forma gratuita. Os custos editoriais foram integralmente cobertos pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC, através do Proex-Capes. O e-book pode ser acessado neste link.

Os cinco primeiros capítulos da obra apresentam referenciais teóricos e conceitos que dão sustentação à prática gerencial em enfermagem e saúde: teorias da administração, complexidade, pensamento lean, gestão participativa e cogestão e planejamento. O sexto capítulo contextualiza o panorama do sistema de saúde e a força de trabalho da Enfermagem no Brasil. Na sequência, são apresentadas as competências e/ou os instrumentos gerenciais do enfermeiro em oito capítulos: gestão de pessoas, dimensionamento de pessoal, sistemas de classificação de pacientes, liderança, tomada de decisão, empreendedorismo e educação permanente.

Os sete capítulos finais, por sua vez, abordam tópicos relacionados aos resultados e às contribuições da prática gerencial do enfermeiro: continuidade do cuidado, auditoria, avaliação da qualidade, gestão de riscos assistenciais, informática, gestão de recursos materiais e gestão de custos.

Embora o livro tenha essa divisão simbólica, todos os capítulos procuram integrar teoria e prática, tendo as políticas e o sistema de saúde nacionais como contexto. Assim, o objetivo principal é contribuir com o ensino, a pesquisa e a prática gerencial do enfermeiro nos serviços de saúde e no sistema de saúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1