• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Reação alérgica: o que fazer em caso de emergência

Reação alérgica

Descubra os sintomas da anafilaxia e os primeiros socorros necessários para lidar com emergências alérgicas – Foto: Divulgação

É muito provável que em algum momento da vida você tenha passado por uma alergia – ou virá a ter. Isso porque as alergias são uma resposta do nosso sistema imunológico a substâncias estranhas para o corpo, que variam desde uma picada de inseto a alimentos, medicamentos e o pólen.

Para grande parte das pessoas, uma reação alérgica é desconfortável, mas não é grave. No entanto, há alergias graves, capazes de gerar sequelas e levar ao óbito. Ou seja: é importante ficar atento, pois uma reação alérgica pode levar a uma emergência médica e nesses casos é importante agir rapidamente.

Essas reações alérgicas graves são conhecidas como anafilaxia, uma condição que afeta múltiplos sistemas do corpo e ocorre quando o sistema imunológico libera uma grande quantidade de substâncias químicas, resultando em sintomas que podem levar a problemas respiratórios, queda da pressão arterial e comprometimento dos órgãos.

Sintomas da anafilaxia

  • Dificuldade respiratória: respiração rápida, chiado no peito, falta de ar e sensação de garganta fechada;
  • Inchaço: edema facial, inchaço da língua ou garganta, que podem dificultar a respiração e a fala;
  • Urticária: erupções cutâneas vermelhas e elevadas que causam coceira intensa;
  • Queda da pressão arterial: isso pode levar a tonturas, desmaios e choque;
  • Náusea, vômito e diarreia: sintomas gastrointestinais podem estar presentes;
  • Ansiedade e confusão: a pessoa afetada pode parecer ansiosa, confusa ou agitada;
  • Batimento cardíaco acelerado: isso pode ocorrer devido à queda da pressão arterial.

Quais são os primeiros socorros necessários durante uma reação alérgica grave?

Peça ajuda especializada

Quando ocorrem reações alérgicas ou acidentes, o primeiro passo é buscar assistência médica especializada. Enquanto você aguarda a chegada, siga as orientações recebidas pelos profissionais. Caso você ou o paciente tenha um plano da Help, não deixe de entrar em contato com a Central Médica para obter suporte imediato.

Se possível, administre a medicação necessária

Algumas pessoas com alergias graves, como alergia a látex, amendoim ou picadas de abelha, podem ter autorização médica para carregar consigo aplicadores de Epinefrina, para casos de anafilaxia. Se a pessoa tiver um desses autoinjetores, ajude-a a utilizá-lo.

A Epinefrina é importante para reverter sintomas graves de anafilaxia – como queda de pressão arterial e inchaço das vias respiratórias.

Deite a pessoa

Deite a pessoa de costas e eleve levemente as pernas, a menos que ela esteja com dificuldade para respirar. Essa posição ajuda a promover o fluxo sanguíneo para o cérebro e o coração, proporcionando alívio.

Mantenha a via aérea desobstruída

Se o paciente estiver consciente, ajude-o a manter a cabeça elevada. No entanto, se a respiração estiver comprometida, avalie com cautela a posição mais apropriada para assegurar uma via aérea desobstruída.

Monitore os sintomas

Observe cuidadosamente qualquer mudança nos sinais do paciente. Se a respiração cessar ou o coração parar de bater, inicie imediatamente a RCP (ressuscitação cardiopulmonar), caso saiba e consiga.

Não deixe o paciente sozinho

Permaneça ao lado da pessoa até que a ajuda médica chegue, já que a condição pode se agravar rapidamente. As reações alérgicas graves, como a anafilaxia, demandam atenção imediata.

Reconhecer os sintomas e agir prontamente é fundamental para garantir a segurança da pessoa afetada.  Se você ou alguém que conhece corre o risco de anafilaxia devido a alergias conhecidas, é imprescindível estar preparado e pedir ajuda médica o mais rápido possível.

Como um plano de urgência e emergência pode ajudar

Um plano de urgência e emergência, como o da Help Emergências Médicas, é muito importante no dia a dia de quem tem algum tipo de alergia grave. Isso porque o atendimento é mais rápido e eficaz do que nas clínicas e hospitais.

A Help conta com um serviço chamado Telemedicina, em que é possível ligar de qualquer lugar do Brasil, e a qualquer momento, para tirar dúvidas sobre sinais, sintomas, pedir receitas, entre outros.

Além disso, a empresa também possui um atendimento pré-hospitalar 24h (emergências e urgências), no local, evitando a necessidade de deslocamento do paciente e acompanhamento médico desde a primeira ligação – com monitoramento do paciente à distância, até a chegada da equipe do atendimento. Inclusive, mesmo após o atendimento, a equipe médica permanece acompanhando o paciente com telemonitoramento.

Ela conta com UTIs móveis modernas e equipadas para cada tipo de necessidade, com equipamentos como eletrocardiógrafo, dosador de enzimas cardíacas e mais de 40 medicações.

Sua equipe é composta por médicos clínicos capacitados e experientes, incluindo em atendimentos pediátricos, além de enfermeiros, técnicos e motoristas certificados. Caso necessário, a Help também encaminha para uma clínica ou hospital, reduzindo os riscos de sequelas do paciente e também realiza suturas e outros procedimentos no local em que ele se encontra.

Com um plano de urgência e emergência como o da Help, fica mais fácil cuidar da família e ter um atendimento rápido e eficaz em casos de reações alérgicas graves. Para saber mais sobre os planos e serviços oferecidos pela pioneira do setor em Santa Catarina, acesse o site.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.