• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Funk brasileiro incluído em álbum de Beyoncé foi criado em garagem, após treta entre DJ e cantor


Autor de ‘Aquecimento das Danadas’, DJ Mandrake conta ao g1 história da música, criada pra ‘esquentar’ bailes funk no Rio. Batida aparece em ‘Spaghetti’, faixa do novo disco de Beyoncé. À direita, o DJ Mandrake, autor de ‘Aquecimento das Danadas’ e, à esquerda, Beyoncé em imagem de divulgação do álbum ‘Cowboy Carter’.
Divulgação
Um funk criado para provar que era possível fazer sucesso sem a voz de ninguém foi parar na voz de Beyoncé.
Essa é a história de “Aquecimento das Danadas”, música brasileira sampleada pela cantora americana em seu novo disco, “Act II: Cowboy Carter”, lançado nesta nesta sexta-feira (29). Quem reivindica a autoria da faixa é Mandrake, DJ carioca de 47 anos que fez parte da famosa produtora Furacão 2000.
Em entrevista ao g1, ele conta que criou “Aquecimento das Danadas” há 14 anos, depois de ser desafiado por um MC com quem trabalhava na época. “Um dia, ele me disse que eu nunca faria sucesso sem a voz a dele. Eu olhei para ele e falei: é sério que você está falando isso mesmo?”.
“Voltei para minha casa, entrei na minha garagem, onde eu tinha um estúdio, e comecei a pensar em algo que eu poderia fazer sem a voz dele, sem voz nenhuma.”
Nesse dia, Mandrake criou vários “aquecimentos” — músicas geralmente tocadas para esquentar um baile funk, no início da festa. No “Aquecimento das Danadas”, ele usou uma sonoridade clássica do funk carioca na primeira década dos anos 2000, dando a ela cadência e adicionando os chamados “cacos”, elementos que mudam e enriquecem uma batida.
“Não era uma música pra tocar no auge do baile, mas o pessoal foi inventando passinhos, ela foi ficando grande e criando corpo”, diz Mandrake.
Coautor da música, o DJ Xaropinho foi responsável por acelerar a batida e popularizar a música em festas da Rocinha e do Morro da Mineira, no Rio.
Sem pedido de autorização
Recurso comum na música, o sample (ou amostra) é um trecho sonoro selecionado de uma faixa e “colado” em uma nova gravação. Ele pode aparecer de forma direta ou remixada, como no álbum de Beyoncé.
Initial plugin text
A batida de “Aquecimento das Danadas” é incluída em “Spaghetti”, faixa dançante em que a artista mescla a referência de funk brasileiro com o flow do rap.
Segundo Mandrake, não houve pedido de autorização para que o trecho de sua música aparecesse em “Cowboy Carter”. Nesta quinta (28), ele acordou com a notícia de que o “Aquecimento das Danadas” havia sido sampleado por Beyoncé, porque o disco vazou na internet antes do lançamento oficial.
“Quando eu liguei o telefone, foi uma loucura. A Beyoncé é uma fada: ela mudou meu telefone. Foi uma mágica.”
Não se sabe se o nome dos DJs brasileiros vão aparecer nos créditos de “Spaghetti” — a ficha técnica da faixa não havia sido divulgada até a publicação dessa reportagem. Mandrake diz que está tentando marcar reuniões com a Sony, que administra a Columbia Records, gravadora da artista americana. Procurada pelo g1, a empresa ainda não se manifestou.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1