• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Piracicaba confirma primeiro caso de chikungunya em 2024; paciente está curado


Caso é importado, em homem com faixa etária entre 30 e 39 anos, que viajou para o estado de Minas Gerais em fevereiro e, na volta a cidade, apresentou sintomas da doença.
Aedes aegypti é o transmissor da chikungunya, dengue, Zika e febre amarela
Freepik
O Departamento de Vigilância Epidemiológica confirmou nesta quarta-feira (17) o primeiro caso de febre chikungunya em Piracicaba. O paciente é do sexo masculino, com faixa etária entre 30 e 39 anos, que viajou para o estado de Minas Gerais em fevereiro e, na volta a cidade, apresentou sintomas da doença. O caso confirmado já evoluiu para cura.
📲 Acesse a nova comunidade do g1 Piracicaba e fique por dentro das notícias da região
Em 2023, foram três casos confirmados e nenhum óbito pela doença. “Como secretário de Saúde, esclareço que este é um caso isolado da doença onde o paciente foi infectado fora da cidade, durante uma viagem, portanto, não é preciso preocupação”, enfatizou Augusto Muzilli Júnior.
Ações de combate
No próximo sábado (20), das 8h às 13h, haverá Mutirão no lado Leste da cidade na região do Morumbi e, na mesma data, mas das 8h às 14h, o Arrastão retorna a região Norte passando pelos bairros Vila Sônia, Javary I, II e II, Boa Esperança I e II, Campos Elíseos, Jardim Maria Claúdia, Jardim dos Antúrios, e Jardim Irapuã.
Conforme reforça a Secretaria Municipal de Saúde, a doença em questão é infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya, que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus (mesmos mosquitos que transmitem a dengue e a febre amarela, respectivamente).
Os principais sintomas são:
Febre acima de 38,5 graus, de início repentino;
Dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos;
Dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.
Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. O início dos sintomas pode levar de dois a dez dias para ocorrer.
A principal diferença entre a dengue e a chikungunya é a dor nas articulações, muito mais intensa na chikungunya, afetando principalmente pés e mãos, geralmente tornozelos e pulsos.
É raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.

VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1